CIPA – NR-5

O que é a CIPA – NR5

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, fazendo com que ele seja sempre compatível com a preservação da vida e promoção da vida do trabalhador, aplicando-se a quaisquer instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Como funciona?

A CIPA deve ser composta por representantes tanto do empregador quanto dos empregados e seu dimensionamento deve seguir as orientações da norma regulamentadora correspondente (NR-5). Sua principal função é identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos com a participação do maior número de trabalhadores, elaborando plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

O que faz parte do programa (NR5):

Para atender os quesitos acima, a MMC saúde promove treinamentos nas áreas:

  • Estudo do ambiente, das condições de trabalho e riscos oriundos do processo produtivo.
  • Riscos ambientais: agentes físicos, químicos e biológicos.
  • Investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho.
  • Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes da exposição aos riscos existentes na empresa.
  • Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho.
  • Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos.
  • Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
  • Noções de primeiros socorros e combate a incêndio.
  • Qualidade de vida.

 


PRESERVAÇÃO DA VIDA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR.

 

SEU AMBIENTE DE TRABALHO MAIS SAUDÁVEL E PRODUTIVO!

 

QUER SABER MAIS? 

Entre em contato conosco!